Aconteceu nessa última sexta-feira 15/09 o Primeiro Concurso da Cuca, uma atividade cultural que busca encontrar a melhor receita de Cuca e claro, a melhor confeitera!
Nós da Nona, marcamos presença a convite do grupo RBV de Rádios para servir nossos chás em harmonização com essas delícias preparadas pelas competidoras e participamos da avaliação da melhor receita. Sim! estávamos com a grande responsabilidade de procurar a melhor receita junto a demais convidados que comporam uma grande banca avaliadora. Foram mais de 25 inscrições, 10 competidoras e 6 finalistas!
Dentre os critérios julgados, nós procuramos avaliar a criatividade das participantes nessa clássica receita e claro, aproveitamos para verificar se as participantes utilizaram especiarias e temperos para deixar elementos como a massa e a farofa mais saborosa... Tivemos a oportunidade de experimentar: canela, noz moscada e até cumaru!
Revimos amigos e compartilhamos muitas boas conversas, regadas a chá é claro.
Se você gosta de cuca deixamos aqui uma lista de ingredientes que ficam maravilhosos tanto na massa, recheio e até na farofa desse doce:
Canela Cássia: Seu sabor ácido, adocidado, pungente e suas notas amadeiradas são muito apreciadas na confeitaria e podem ser usadas e/m tortas de maçãs, bolos, doces picantes, chocolates e por que não na hora de fazer a farofa da cuca?
Cardamomo em Pó: Mais uma especiaria originária da Índia, seu sabor canforado e levemente picante lembra um pouco o gengibre. muito versátil, pode ser usado em pratos doces como bolos, biscoitos, pães, sobremesas, sendo uma ótima combinação com pratos a base de leite, baunilha, pistache e frutas cítricas.
Cravo da Índia: tem a forma de um pequeno botão de flor e aroma forte e pungente. Utiliza-se inteiro em doces de frutas, doces e bebidas juninas (canjica, arroz doce, quentão, vinho quente) e, ainda, podem ser usados para decoração de frutas. Em pó use uma pequena quantidade, serve para temperar bolos, tortas e pães.
Erva Doce: É uma das especiarias mais antigas e a sua origem é do Oriente Médio. Servem para aromatizar um delicioso chá e, na confeitaria suas sementes são usadas em doces, bolos, biscoitos, tortas, creme e até brigadeiro. Como usar: se for para creme é melhor fazer a infusão caso seja massas, pode aplicar direto.
Gengibre: é originário da Índia e da China, sua raiz tem sabor picante e muito acentuado. É usada em pó ou fresco para aromatizar biscoitos, bolos, tortas, pães, brigadeiro, ganache, cremes.
Noz Moscada: originária das Ilhas Molucas, na Indonésia. Levada pelos árabes para o Ocidente. Pode ser encontrada inteira ou em pó. Como todas as especiarias é melhor quando moída na hora para que o sabor possa ser mais homogêneo na receita. Utilizada na medida certa, confere um sabor delicado aos pratos. Usa-se no preparo de pães, biscoitos, bolos, bebidas, cremes, pudins, pão de mel e coquetéis. *uma noz moscada inteira equivale a 3 colheres de chá dela moída.
Pimenta Calabresa: a famosa pimenta dedo-de-moça que ao ser seca e moída passa a se chamar pimenta calabresa, tem picância média e aroma suave. Muito utilizada em várias preparações desde o prato principal até uma sobremesa, como: geleia, ganaches de chocolate com pimenta, compotas de frutas, entre outros. O pulo do gato aqui é o uso sutil, deve compor o sabor do doce e não sobressair.
Pimenta Rosa: uma pimenta doce e perfumada que não deve ser confundida com as pimentas do reino. Pode ser usada para aromatizar brigadeiros, ganaches, cremes, pudins e frutas, mas prefira fazer infusão ou usar moída. Em bolinhas somente nas decorações porque a casquinha pode ser desagradável ficar retirando toda hora.
Pimenta da Jamaica: nativa da América Central e do Sul. Encontra-se moída ou em grãos da cor da pimenta-do-reino, mas um pouco maiores e mais lisas. O seu sabor lembra uma mistura de canela, cravo e noz-moscada ou seja é uma masala natural de especiarias, que pode ser usada em massas e chocolates com muita criatividade, use também em biscoitos e doces.
São muitas as especiarias e infusões que podem ser utilizadas nessa receita típica da culinária alemã, aqui usar da criatividade pode ser um fator chave para transformar a receita!
ingredientes criteriosamente selecionados, e amor por cozinhar. somos a Nona Rosa e associamos sabores para que lembranças gostosas da sua vida invadam a refeição deixando em evidência a ideia de que amor é o principal tempero.