Layout do blog

1º Concurso da Cuca

Ind stria • 18 de setembro de 2023

Promovido pelo sistema RBV de Rádios, o concurso busca a melhor receita e confeitera de Videira e região!

Aconteceu nessa última sexta-feira 15/09 o Primeiro Concurso da Cuca, uma atividade cultural que busca encontrar a melhor receita de Cuca e claro, a melhor confeitera!


Nós da Nona, marcamos presença a convite do grupo RBV de Rádios para servir nossos chás em harmonização com essas delícias preparadas pelas competidoras e participamos da avaliação da melhor receita. Sim! estávamos com a grande responsabilidade de procurar a melhor receita junto a demais convidados que comporam uma grande banca avaliadora. Foram mais de 25 inscrições, 10 competidoras e 6 finalistas!


Dentre os critérios julgados, nós procuramos avaliar a criatividade das participantes nessa clássica receita e claro, aproveitamos para verificar se as participantes utilizaram especiarias e temperos para deixar elementos como a massa e a farofa mais saborosa... Tivemos a oportunidade de experimentar: canela, noz moscada e até cumaru!


Revimos amigos e compartilhamos muitas boas conversas, regadas a chá é claro.

Se você gosta de cuca deixamos aqui uma lista de ingredientes que ficam maravilhosos tanto na massa, recheio e até na farofa desse doce:


Canela Cássia: Seu sabor ácido, adocidado, pungente e suas notas amadeiradas são muito apreciadas na confeitaria e podem ser usadas e/m tortas de maçãs, bolos, doces picantes, chocolates e por que não na hora de fazer a farofa da cuca?

Cardamomo em Pó: Mais uma especiaria originária da Índia, seu sabor canforado e levemente picante lembra um pouco o gengibre. muito versátil, pode ser usado em pratos doces como bolos, biscoitos, pães, sobremesas, sendo uma ótima combinação com pratos a base de leite, baunilha, pistache e frutas cítricas.


Cravo da Índia: tem a forma de um pequeno botão de flor e aroma forte e pungente. Utiliza-se inteiro em doces de frutas, doces e bebidas juninas (canjica, arroz doce, quentão, vinho quente) e, ainda, podem ser usados para decoração de frutas. Em pó use uma pequena quantidade, serve para temperar bolos, tortas e pães.


Erva Doce: É uma das especiarias mais antigas e a sua origem é do Oriente Médio. Servem para aromatizar um delicioso chá e, na confeitaria suas sementes são usadas em doces, bolos, biscoitos, tortas, creme e até brigadeiro. Como usar: se for para creme é melhor fazer a infusão caso seja massas, pode aplicar direto.

Gengibre: é originário da Índia e da China, sua raiz tem sabor picante e muito acentuado. É usada em pó ou fresco para aromatizar biscoitos, bolos, tortas, pães, brigadeiro, ganache, cremes.

Noz Moscada: originária das Ilhas Molucas, na Indonésia. Levada pelos árabes para o Ocidente. Pode ser encontrada inteira ou em pó. Como todas as especiarias é melhor quando moída na hora para que o sabor possa ser mais homogêneo na receita. Utilizada na medida certa, confere um sabor delicado aos pratos. Usa-se no preparo de pães, biscoitos, bolos, bebidas, cremes, pudins, pão de mel e coquetéis. *uma noz moscada inteira equivale a 3 colheres de chá dela moída.

Pimenta Calabresa: a famosa pimenta dedo-de-moça que ao ser seca e moída passa a se chamar pimenta calabresa, tem picância média e aroma suave. Muito utilizada em várias preparações desde o prato principal até uma sobremesa, como: geleia, ganaches de chocolate com pimenta, compotas de frutas, entre outros. O pulo do gato aqui é o uso sutil, deve compor o sabor do doce e não sobressair.

Pimenta Rosa: uma pimenta doce e perfumada que não deve ser confundida com as pimentas do reino. Pode ser usada para aromatizar brigadeiros, ganaches, cremes, pudins e frutas, mas prefira fazer infusão ou usar moída. Em bolinhas somente nas decorações porque a casquinha pode ser desagradável ficar retirando toda hora.

Pimenta da Jamaica: nativa da América Central e do Sul. Encontra-se moída ou em grãos da cor da pimenta-do-reino, mas um pouco maiores e mais lisas. O seu sabor lembra uma mistura de canela, cravo e noz-moscada ou seja é uma masala natural de especiarias, que pode ser usada em massas e chocolates com muita criatividade, use também em biscoitos e doces.


São muitas as especiarias e infusões que podem ser utilizadas nessa receita típica da culinária alemã, aqui usar da criatividade pode ser um fator chave para transformar a receita!

Por Ind stria 23 de setembro de 2024
Descubra o colorau sem glúten da Nona Rosa, feito com farinha de arroz e urucum. Natural, saudável e ideal para quem busca sabor e saúde em suas receitas.
Por Ind stria 19 de setembro de 2024
Fumaça em Pó Nona Rosa: A Revolução dos Sabores Defumados
Por Ind stria 9 de maio de 2024
Chegou a hora! Que tal levar para casa o título de Master Chef em?
8 de dezembro de 2022
Uma semana repleta de atividades em torno do chá que ocorreu de 1 a 7 de Agosto.
30 de novembro de 2021
Idealizada e criada em 2016 por Yuri Hayashi, fundadora da Escola de Chá Embahú® , a Rota do Chá é organizada pela Infusorina , sob o olhar e cuidado da entusiasta em chás Renata Acácia.
taças com drink de chá gelado
Por Eduardo C. Junior 25 de janeiro de 2020
Essa é uma tendência que está ganhando cada vez mais força nos bares mais descolados, é claro que estou falando dos drinks a base de chá, segundo Gaylard (2015 p.12) "os mixologistas descobriram que a grande variedade de sabores do chá pode ser usada em coquetéis. teatinis, martínis feitos com a bebida, já aparecem no menu de bares modernos". já pensou aliar os benefícios do chá que sempre foi consumido por suas propriedades medicinais a sua bebida alcóolica favorita? dá para fazer! inclusive no aconchego da sua casa e nós da Nona Rosa ensinamos a fazer... ou então caso sua cidade tenha uma casa de chá ou bar moderno, não perca tempo, vá visitar rsrs.
roda de sabor, xícaras, chá, chaleira, workshop, infusões,
Por Eduardo C. Junior 10 de outubro de 2019
qual é a primeira ideia quem vem a sua cabeça ao ler a palavra chá? geralmente não temos a melhor impressão quando falamos dessa bebida milenar, somos apresentados ao chá geralmente pela mãe ou pela vó quando estamos doentes e lá vem boldo, losna, marcela e outras plantas medicinais de forte sabor que destroem qualquer ideia ligada ao prazer.
mesa com apostila e prato com folhas de chá verde desidratado
Por Eduardo C. Junior 6 de agosto de 2019
Nesse último fim de semana estivemos na Escolha de Chá Embahú em São Bento do Sapucaí/SP em treinamento, voltamos para casa cheios de novidade e conhecimentos para compartilhar com vocês!
Share by: