Layout do blog

drinks com chá?

Eduardo C. Junior • 25 de janeiro de 2020

Essa é uma tendência que está ganhando cada vez mais força nos bares mais descolados, é claro que estou falando dos drinks a base de chá, segundo Gaylard (2015 p.12) "os mixologistas descobriram que a grande variedade de sabores do chá pode ser usada em coquetéis. teatinis, martínis feitos com a bebida, já aparecem no menu de bares modernos".

já pensou aliar os benefícios do chá que sempre foi consumido por suas propriedades medicinais a sua bebida alcóolica favorita? dá para fazer! inclusive no aconchego da sua casa e nós da Nona Rosa ensinamos a fazer... ou então caso sua cidade tenha uma casa de chá ou bar moderno, não perca tempo, vá visitar rsrs.

infusão quente ou fria?

você escolhe! simples assim... na infusão a quente seguindo as recomendações de preparo do fabricante não tem erro, você irá extrair o melhor do chá para compor seu drink, mas a infusão a frio pode ser sua grande aliada, já que a mesma extrai mais doçura de forma natural do chá e tem menos cafeína do que a versão quente.


harmonização de ingredientes:

existem duas formas principais de harmonizar os ingredientes, por similaridade de sabores ou por contraste, na similaridade buscamos aromas e sabores complementares (doce/herbal) como menta ou hortelã e um bom chá verde gunpowder, ou por contraste (acidez/doce) como um chá verde bancha e frutas doces como uma manga.  

pela facilidade de acesso e pela simplicidade eu optei por ingredientes regionais no meu preparo, você também pode fazer isso aí na região que você estiver, mantendo o princípio de equilíbrios e contrapontos nas harmonizações podemos substituir a variedade ou tipo do ingrediente. o contraste dos ingredientes é o ponto alto desse drink, suavizei a acidez do chá (característica que deixa muito refrescante o chá em preparo gelado) com a doçura da uva niágara, dito isso vamos para a parte que mais esperada: a receita!

Bancha e Niágara

Tempo de preparo: rápido

Rendimento: 2 copos

Ingredientes: 300 ml de água; 2 colheres de chá verde bancha; 10 ml de vinho niágara suave; gelo.

preparo: infusione a frio 2 colheres de chá bancha com 300 ml de água (de preferência sem cloro, por favor!) e leve a geladeira por 6 horas, após esse período coe, acrescente 100 ml de vinho niágara suave, sirva no copo e cubra com gelo. cheers! 
 

Por Ind stria 23 de setembro de 2024
Descubra o colorau sem glúten da Nona Rosa, feito com farinha de arroz e urucum. Natural, saudável e ideal para quem busca sabor e saúde em suas receitas.
Por Ind stria 19 de setembro de 2024
Fumaça em Pó Nona Rosa: A Revolução dos Sabores Defumados
Por Ind stria 9 de maio de 2024
Chegou a hora! Que tal levar para casa o título de Master Chef em?
Por Ind stria 18 de setembro de 2023
Promovido pelo sistema RBV de Rádios, o concurso busca a melhor receita e confeitera de Videira e região!
8 de dezembro de 2022
Uma semana repleta de atividades em torno do chá que ocorreu de 1 a 7 de Agosto.
30 de novembro de 2021
Idealizada e criada em 2016 por Yuri Hayashi, fundadora da Escola de Chá Embahú® , a Rota do Chá é organizada pela Infusorina , sob o olhar e cuidado da entusiasta em chás Renata Acácia.
roda de sabor, xícaras, chá, chaleira, workshop, infusões,
Por Eduardo C. Junior 10 de outubro de 2019
qual é a primeira ideia quem vem a sua cabeça ao ler a palavra chá? geralmente não temos a melhor impressão quando falamos dessa bebida milenar, somos apresentados ao chá geralmente pela mãe ou pela vó quando estamos doentes e lá vem boldo, losna, marcela e outras plantas medicinais de forte sabor que destroem qualquer ideia ligada ao prazer.
mesa com apostila e prato com folhas de chá verde desidratado
Por Eduardo C. Junior 6 de agosto de 2019
Nesse último fim de semana estivemos na Escolha de Chá Embahú em São Bento do Sapucaí/SP em treinamento, voltamos para casa cheios de novidade e conhecimentos para compartilhar com vocês!
Share by: